terça-feira, 25 de julho de 2017

Testemunho em primeira mão #8

Hoje venho falar-vos de uma nova aquisição ... o carvão activo!

O Binchotan como é chamado no Japão, é utilizado como um purificador de água desde o século XVII. 

Reduz o cloro, mineraliza a água (liberta minerais, tais como, cálcio e magnésio) e equilibra o pH, melhorando o sabor e benefícios para a saúde.

Só pode ser utilizado em água potável.

Pode ser vendido em conjunto com duas garrafas, uma de vidro, outra de plástico, mas também pode ser vendido separadamente para ser utilizado em qualquer garrafa que tenhamos em casa, desde que esta tenha um gargalo largo, pois o diâmetro do carvão activo tem um tamanho considerável.

Tem duração de 6 meses, se bem que ao fim de 3 meses devemos reactivá-lo. É um processo bastante simples de se fazer, basta ferver em água por 10 minutos e deixar secar ao sol, e fica ativado por mais 3 meses.




Cuidados e utilização do Binchotan

NÃO lave o carvão activo com detergente ou sabão, e deve tirar-se o carvão antes de lavar a garrafa.
Para libertar as impurezas acumuladas, basta verter água a ferver sobre o carvão e depois deixá-lo secar ao sol. Este processo, deve fazer-se, pelo menos, ao fim de 3 meses de uso.

NÃO misture com xaropes aromatizados ou sumos.

NÃO beba a água que foi deixada mais de 48h na garrafa com o carvão.

Para aproveitar ao máximo as propriedades do carvão activo, deve encher a sua garrafa com água da torneira (potável) e deixar o carvão actuar durante 8 horas, no entanto, ao fim de 4 horas, o carvão activo já neutralizou a água da torneira. No mínimo, 1 hora é necessária para que a água seja neutralizada, por isso, nunca devemos bebê-la antes de perfazer 1 hora.
Como eu gosto de beber água bem fresca, eu costumo colocá-la sempre no frigorifico. 


Quando o Binchotan já tiver ultrapassado o prazo dos 6 meses para a purificação da água, ainda pode ser utilizado para outros fins :)

- Pode ser partido e colocado nos vasos, fornecendo nutrientes para as plantas;
- Colocar no caixote da areia do gato, neutralizando o odor;
- Colocar no cesto da roupa suja, neutralizando o odor;
- Colocar no balde do lixo, neutralizando o odor;
- Colocar na sapateira para absorver os maus odores;
- mas também como absorvente de humidade no armário das nossas roupas.

Já imaginaram, deixar de comprar recargas, cheias de plástico para retirar a humidade nos meses de inverno?

Pois é, eu vou experimentar, já este inverno e depois partilho-vos a minha experiência :)

Eu adquiri o meu Binchotan na Pegada Verde, mas no BazarBazar também podem encontrá-lo. São ambas lojas Eco online.

Pensar no Ambiente:

Mais de 22 biliões de garrafas de plástico são descartadas por ano em todo o mundo.
É possível reduzir a produção de embalagens plásticas descartáveis, purificando e melhorando o gosto da água da torneira, incentivando as pessoas a reduzir a compra de água engarrafada e desta forma diminuírem o impacto da sua pegada ecológica (para além de pouparem recursos e dinheiro).


Faz parte da MUDANÇA ... SIM é possível!

terça-feira, 11 de julho de 2017

Pensamento #fase1

Pensar em Zero Desperdício também é pensar na nossa saúde, na minha opinião não são dois temas que andem separados. 
É inevitável colocarmos questões a nós mesmos, se andamos a comer o mais saudável, se usamos os cosméticos e os produtos de limpeza mais saudáveis, e isso leva inevitavelmente a uma mudança de comportamentos gradual. Se hoje começamos por reduzir o plástico, as embalagens, o lixo produzido em casa, o lixo que vemos espalhado pelo chão, na rua, amanhã dás por ti a perceber que não precisas de tantos produtos para limpar a tua casa, que 2 ou 3 todos juntos fazem milagres, que poucos produtos necessitas para a tua higiene e para que andes limpa, cheirosa e bonita. E com alimentação é a mesma coisa. Começas a pensar, se tudo o que comes é saudável? Nem sequer me estou a referir a comer carne/peixe/marisco ou não. Estou por exemplo a referir-me aos açúares, às gorduras, aos processados, com edulcorantes, e aspartame, entre outros. O Marketing consegue vender-nos tão bem coisas que não necessitamos para nada, nem para a casa, nem para a nossa saúde, e nós, porque é mais atrativo, ou mais barato, compramos sem pestanejar. 

terça-feira, 4 de julho de 2017

Mudança de comportamentos #2

Tenho andado um pouco ausente, eu sei, e peço-vos desculpa por isso.

Tenho andado dedicada a alguns projectos sobre o Zero Desperdício. Mas também um pouco dedicada a mim e à minha paz interior.

Eu ainda não partilhei convosco, mas eu faço parte de um grupo no Facebook, que se chama Lixo Zero Portugal (podem ver na página principal do blogue), e ajudo na gestão da página e é também a partir desse grupo que vou testando algumas dicas para partilhar convosco aqui no blog.