Livre de quimicos

Sei que não sou caso único, e possivelmente vocês já conhecem esta solução do que vou falar-vos hoje.

Sempre sofri de algumas dores nas costas, mas o meu problema, felizmente é muscular... e as causas são maioritariamente devidas aos stress e posturas incorretas.


Hoje partilho convosco uma descoberta que fiz sem sequer procurar por ela.

Há uns dias dei por mim com uma alergia no rosto, que ainda não sei ao certo o que provocou, mas desconfio. Pois é, deixou-me com algumas borbulhas e com a pele excessivamente oleosa, já que a minha pele do rosto é mista.

Após algumas pesquisas para outras dicas para o zero desperdício, encontrei uma que me despertou interesse e resolvi experimentar.

Mais um milagre incrível do bicarbonato de sódio :)

O MELHOR esfoliante rosto que alguma vez resultou comigo!




O meu pequeno milagre:

- Com a ajuda de um disco de maquilhagem reutilizável, humedecer um pouco e colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio.
- Massajar em movimentos circulares no rosto todo.
- Lavar o rosto com água para retirar os grãos de bicarbonato e após o rosto seco, colocar o seu creme de rosto habitual.

P.S. - eu fiz antes de me deitar, na manhã seguinte o meu rosto estava super macio :)


____________________________________


Sempre as tratei da maneira tradicional e com químicos, com emplastros, mas que em nada são amigos do ambiente.

Com este meu caminho para o zero desperdício, resolvi arranjar uma alternativa mais amiga do ambiente, mas o que encontrava tinha sempre algum material menos Ecofriendly. 

Entretanto, a minha mãe teve uma crise de dor nas costas e eu fiz algumas pesquisas para lhe oferecer uma alternativa livre de químicos e amiga do ambiente. Acabei por comprar dois sacos de trigo e alfazema para aliviar as dores (ver abaixo), um para mim e outro para a minha mãe, na ArteSana.



Tenho usado para diferentes tipos de dores e garanto-vos que resulta, estou bastante agradada com os resultados e com a minha escolha. Até para as dores menstruais de cabeça resulta e espero conseguir, com esta solução deixar de vez os químicos. No outro dia tive uma dor muscular na omoplata, repeti o tratamento 3 vezes seguidas no mesmo dia e no dia seguinte parecia que nada tinha acontecido.

Estes sacos são 100% naturais e contêm trigo e alfazema, sendo as suas propriedades utilizadas para diversos fins e em qualquer idade. 

Para aliviar dores musculares, dores nas costas, dores cervicais, dores de cabeça, cólicas, dores menstruais, stress, devem ser aquecidos, colocando no microondas por 3 minutos. Este saco substitui o tradicional sacos de água quente.

Usados frios/gelados servem para pós-operatórios, febre, hematomas, dores nas articulações, entre outros, como um saco de gelo. Para isso, devemos colocá-lo no congelador por 60 minutos.


O saco colorido deve ser sempre usado dentro do saco branco, para evitar que se suje, já que apenas devemos lavar o saco branco.

____________________________

Hoje falo-vos da minha experiência com as sementes de saponária (ver abaixo).



Desde que comecei a minha jornada para o zero desperdício, que tenho mudado de atitudes. E a lavagem da minha roupa também faz parte dessa mudança.


Primeiro optei por comprar detergentes para a máquina da roupa, amigos do ambiente, e usar vinagre de maçã, como amaciador da roupa, que intensifica ainda mais o cheiro do detergente. E quando este acabou, tinha que tomar a decisão e resolvi experimentar as sementes de saponária.

Encontrei-as numa das lojas de produtos naturais que existem na minha cidade (ver abaixo), vem com um saquinho para as colocar na máquina juntamente no tambor da roupa. Continuo a usar o vinagre de maçã como amaciador, e como as sementes não têm cheiro, coloco umas gostas de óleo essencial, para que a roupa fique com um aroma agradável :) (a primeira vez optei por jasmim, agora estou a colocar óleo essencial de limão, e vou mudando até encontrar um aroma agradável para as minhas roupas).



No entanto, já encontrei uma loja a granel na minha cidade (Toca a Granel) onde vendem sementes de saponária a granel, quando começar a necessitar de me voltar a abastecer. 

Quando as sementes saem da máquina ficam moles, para já guardo-as num frasco (ver abaixo). Quando estiver cheio, penso num destino para elas, mas o mais provável é que sirvam de adubo num jardim (terei que falar com as minhas tias, para saber se o delas se encontra disponível ;) ...)



Tenho reparado que as toalhas de banho ficam um pouco encardidas, alguém por aí sabe de um branqueador DYI ou de produtos naturais que eu posso utilizar para a lavagem de roupas brancas, de forma a que saiam brancas e menos encardidas? 

Não queria deixar de usar as sementes de saponária!


_______________________________________

TESTEMUNHO NA PRIMEIRA PESSOA #2

Sempre detestei lixivia!

Em adolescente as roupas ficavam estragadas, porque se usava com alguma regularidade em casa e como não se retirava bem das superfícies, acabava sempre por estragar alguma peça de roupa :(

Quando tirei o curso de técnica de higiene e segurança no trabalho e aprendi em detalhe, todos os símbolos de perigosidade e descobri o que a lixívia provoca nas vias respiratórias, bani o uso de lixívia pura ou misturada em produtos químicos.

Já algum tempo que precisava de limpar o mofo que estava a crescer no teto do meu wc e a começar a ser um problema.

Após algumas pesquisas e dicas de conhecidos, resolvi experimentar no meu teto e... milagre! com apenas dois ingredientes o meu teto ficou como novo! :)



Meu pequeno milagre:

(1) Duas colheres de chá, de óleo essencial de tea tree;

(2) Duas chávenas de chá de água;

(3) Juntar a mistura num vaporizador

(4) Com a ajuda de uma esponja, borrifar a mistura e passar a esponja.

Nota: Se fizermos uma observação mais detalhada, ainda encontramos algumas pintas do mofo, mas olhando para o aspecto antes desta mistura e depois da mistura ao longe ninguém repara que esteve mofo no teto.
Assim que ter oportunidade, voltarei a experimentar esta mistura, para ver se conseguirei retirar por completo as bactérias :)

Continuo motivada em arranjar alternativas amigas do ambiente, sem embalagens, principalmente de plástico, e melhor ainda, que não nos fazem mal à saúde :)
_______________________________

Já há algum tempo que andava preocupada com os desodorizantes/anti-transpirantes e produtos para fazer a depilação que se vendem no mercado. Já vos tinha falado anteriormente sobre a minha opção de deixar de usar os desodorizantes comuns e de substituir por uma opção livre de químicos. No entanto, continuava a ter o mesmo problema relativamente à forma como poderia substituir os produtos que usava por soluções amigas do ambiente e amigas da minha saúde.


Quanto à depilação já algum tempo que queria usar algo livre de químicos, abandonei a opção do gel, dos cremes e mantive a gilete. No entanto, a que tinha comprado inicialmente era toda composta de plástico, e cada caixa de recargas além de terem muito plástico são muito dispendiosas. Com a minha jornada de dia a dia para o zero desperdício, procurei uma alternativa amiga do ambiente, e encontrei um kit para fazer a barba (escova, suporte e lâmina) que uso habitualmente para depilação (axilas e pernas). Como esta lâmina é bastante eficaz, devemos ter mão leve, senão podemos aleijarmo-nos ao mínimo gesto descontrolado. Para ajudar a evitar cortes indesejados e para a pele ficar macia e hidratada, uso sabão Marselha de Alepo e no final hidrato a pele com óleo de amêndoas doces. O uso do cristal após a depilação ajuda a cicatrizar algum corte indesejado, no entanto, desde que uso o sabão Marselha de Alepo nunca mais tive cortes indesejados (ver abaixo).



Apenas as virilhas ainda são feitas numa esteticista, porque ainda não encontrei outra solução amiga do ambiente e que não coloque a minha saúde em perigo ("cortes indesejados").



Locais onde comprei estes produtos:
- Sabão de Marselha de Alepo - Lojas Celeiro
- Óleo da Amêndoas doces - qualquer hipermercado comum

- Kit de barbearia - Lojas TIGER
________________________________

Nesta minha jornada para o zero desperdício, resolvi continuar com as minhas experiências domésticas, e enquanto o meu corpo se habitua às mesmas, vou partilhar convosco as que já começam a correr bem.

Conheci uma página de cosmética biológica (Miristica), não testados em animais, 100% naturais e portuguesa. Ao fim de algumas pesquisas resolvi adquirir um sabão artesanal, para o cabelo e para a pele, apesar de me ter apaixonado por vários produtos, que assim que necessitar de comprar, irá ser a versão ecológica e desta página que irei optar. O preço é bastante atrativo, ainda por cima se compararmos com os champôs que compramos nos super e hipermercados. E outra vantagem que para mim é muito importante, têm a opção de pagamento por transferência bancária, já que não uso cartão de crédito. Em 3 dias após recepção de pagamento, já estava a receber a minha encomenda em casa. 
Assim que experimentei, notei que é necessário uma adaptação do nosso cabelo a um sabão/champô sólido e 100% natural, mas ao fim da segunda utilização notei uma grande diferença, em beleza e volume. 
O que eu adquiri foi o sabão artesanal de tangerina e lima Vegan .

O segundo produto de que vos falo hoje é da experiência caseira de uma receita que encontrei na internet de sabão caseiro. Resolvi adaptar a receita e um dos ingredientes fiz com um que já tinha em casa, no entanto, assim que tiver oportunidade voltarei a repetí-la, mas com os ingredientes originais e de preferência 100% naturais. 
Não posso dizer que a minha experiência é 100% biológico/natural, porque utilizei um sabonete comprado de leite de burra, e não há a garantia que seja 100% natural (a receita original é com leite de cabra ou manteiga de karité). 
A receita que eu adaptei contém sabão de leite de burra, óleo essencial de limão e raspas de limão. Para saber se resultava, reduzi as quantidades, não fosse dar errado e ir tudo para o lixo. Derreti em banho maria o sabão aos cubos, com um pouco de água, e mexi até conseguir uma substância um pouco pastosa, depois de desligar o lume, juntei algumas gostas de óleo essencial de limão (a gosto, eu como gosto bastante do cheiro do limão coloquei mais ou menos 6 gostas, mas cada um(a) de nós coloca ao seu gosto). Coloquei a mistura numa forma para fazer "CupCakes", coloquei por cima as raspas de limão e deixei secar. Como o leite de burra faz bem à pele (seja da rosto ou do corpo) experimentei em ambos e acreditem ou não, resultou muito bem no rosto que nem sentiu a falta do creme hidratante, que durante o dia me dei conta que não o tinha colocado. O aspecto final é de uma pasta sólida branca com raspas de limão incorporadas, como podem ver abaixo.



O terceiro e último produto que vos vou falar hoje é de desodorizante. Ainda ando a pesquisar outras soluções, mas como ouvi falar do cristal, resolvi experimentar. Não tem perfume algum, nem álcool, não mancha a roupa e é composto por sais minerais naturais. Para já estou bastante satisfeita, e nas condições correctas de utilização dura 6 meses, o que é fantástico, não gastar em desodorizante durante 6 meses. O preço não difere muito dos desodorizantes comprados nos super e hipermercados. Pena ainda não ter conseguido arranjar um em embalagem de vidro, este que comprei vem numa embalagem de plástico e comprei numa ervanária (ver foto abaixo)




___________________________________

Neste objectivo de dia a dia, para mudar de hábitos para atingir o zero desperdício, todos os membros da família devem ser incluídos. Como disse inicialmente, não é tarefa nada fácil, convencer os outros membros da família a mudar de hábitos, principalmente quando são um pouco sépticos e pouco conscientes para a realidade ambiental, portanto a aventura começa-se com os dois animais de estimação. 

Cá em casa moram dois, um hamster e um gato, e ambos também contribuem para o zero desperdício. Sempre que limpo a gaiola do hamster tento garantir que o que vai para o lixo é apenas o necessário. Ele detesta que lhe limpem o seu "bunker" pois é lá que guarda secretamente o seu alimento, para ninguém lhe tirar, apesar de ter uma taça sempre cheia só para ele.
O espaço destinado para dormir, o hamster optou por usá-lo como wc, por isso, tem que estar sempre limpa, e cheia de absorvente.

Actualmente a areia/absorvente (ver abaixo) que utilizo dá para ambos e curiosamente o cheiro da gaiola do hamster dimuniu, portanto resulta. 



 
____________________________

Com a preocupação de produzir menos lixo, e de usar cada vez menos plástico, também me surgiu a vontade de substituir os produtos utilizados em casa (lavandaria, limpeza, cosmética, entre outros), por produtos naturais produzidos por mim. 

É um processo lento, bastante lento, é necessário fazer um levantamento de cada área da casa, de cada hábito pessoal, e esse processo está a ser feito, passo a passo, mas como não gosto muito de fazer as coisas por regras, e só experimentar quando tudo está bem estudado, comecei já a fazer algumas experiências, para ter já os resultados desejados e para que o entusiasmo não me falte para continuar :) 
Umas resultam outras nem tanto, mas as que tem vindo a resultar, deixam-me bastante radiante e cheia de vontade para continuar a utilizá-las e a partilhar os resultados obtidos com os que me estão mais próximos.

Para a limpeza da casa, mais propriamente para a limpeza de calcário, dos vossos quartos de banho ou cozinhas recomendo o vinagre. Eu pessoalmente utilizo o vinagre de maçã, comprado, para já. 

Um dos objectivos do lento processo, é fazer o meu próprio vinagre de maçã. Sim é possível, fazê-lo em casa, eu mesma já pesquisei sobre o assunto, é demorado, porque o processo de produção de vinagre demora um pouco, a obter resultados, mas só de pensar que é possível aproveitar tudo aquilo que deitamos fora, para compostagem ou não, que resulta da maçã, que nós costumamos desperdiçar, e que podemos utilizar para fazer o nosso vinagre, deixa-me com borboletas na barriga :) 

É espantoso como sem esforço adicional se limpa o calcário.

Outro produto natural que eu gostaria de partilhar convosco, é usado para hidratar o nosso cabelo. Apenas um ingrediente de baixíssimo custo, 20 min e voilá, um resultado magnifico. E podemos utilizá-lo semanalmente que em poucas utilizações já obtemos os resultados esperados. No meu cabelo até noto que além de hidratado, até volume me proporciona. E esse ingrediente espantoso é o iogurte natural. 
O meu cabelo é de tamanho médio, e o iogurte que o preço nem chega a 0,20€, por vezes já nem sei onde colocar mais iogurte, por isso, é em quantidade suficiente para cobrir o nosso cabelo. Eu compro o meu no LIDL (fotografia abaixo), mas experimentem vocês com qualquer outro e depois partilhem os vossos resultados. 



Outro objectivo deste lento processo, é comprar a uma máquina de fazer iogurtes e eu mesma fazer os meus iogurtes naturais, poupando assim mais o ambiente com menos embalagens.


Fonte:
Esta dica e mais algumas de produtos naturais para ficarmos mais bonitas, que aos poucos vou experimentando e fazendo de mim mesma uma cobaia encontram-se no livro "Beleza natural, da autora Maria do Céu Painhas" 

2 comentários:

  1. Eu também no final do ano de 2016 embarquei nesta nova experiência de Zero desperdício.
    E também já comprei na loja on-line Miristica uma escova de dentes em bambu, um sabonete artesanal de Alecrim Ginkgo e urtiga (é bom para controlar a oleosidade), pasta de dentes vegan e desodorizante de alfazema (que vem num boião de vidro e tem uma consistência pastosa e cheira muito bem).
    O sabonete usei também para lavar o cabelo, mas ficou áspero e não gostei muito desse efeito, por isso fiquei um pouco desiludida. Mas vou tentar usar outra vez.
    Já encomendei os meus pensos higiénicos reutilizáveis na Loja Panos da Vera e devem de chegar hoje ou amanhã, pelo correio.
    Não sei se tens conhecimento do canal no Facebook Lixo Zero Portugal, onde podes encontrar uma compilação de informação sobre onde adquirir produtos a granel e não só.
    Optimas dicas, vou continuar a seguir o teu blog para novas novidades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá borboleta :) peço desculpa pela demora, mas só agora vi o teu comentário. Tenho conhecimento da página de facebook Lixo Zero Portugal, faço parte dela ativamente por sinal :) é muito bom saber que também acompanhas, quantos mais no preocuparmos com o ambiente e na mudança de maus hábitos melhor e a página ajuda bastante :)
    Relativamente ao sabonete da Miristica que comprei, não teve a reação que esperava para o meu cabelo, não sei se escolhi um impróprio para o meu cabelo, ou se o nosso cabelo estando muito tempo habituado aos champôs comerciais e cheios de químicos, necessita de um tempo de adaptação para os naturais, no meu caso, ficou um pouco oleoso, mas com bastante volume (já que o meu cabelo é liso e com pouco volume). No entanto, para a pele, recomendo e utilizo diariamente. A minha pele do corpo fica cheirosa e macia como há muito não a via, por isso, não o uso como champô, mas como sabonete de corpo.
    Estás satisfeita com os outros produtos que compraste (pasta dos dentes, desodorizante)?
    Fiquei tão satisfeita com os pensos higiénicos dos Panos da Vera, que hoje fiz mais uma encomenda, para pensos de noite e mais uns higiénicos :) espero que fiques tão satisfeita como eu :)
    Fico muito contente que gostes do meu blog e que seja uma inspiração para outras pessoas como tu que querem mudar de hábitos :)
    Aproveito para te convidar a partilhar, por aqui, ou por lá as tuas dicas, terei muito gosto em aprender contigo também :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar