terça-feira, 7 de março de 2017

Zero desperdício alimentar #1

Cá em casa come-se muito pão, e por isso, compra-se muito pão. Na maioria das vezes, congelamos o pão ainda fresco, para quando nos apetecer comer, e não termos a necessidade de estar sempre a comprar pão fresco. Quando o descongelamos, o pão está igualmente fofo como se fosse fresco do dia.

Quando resta algum bocado de pão, comemos torrado, no entanto, como por vezes, deixamos mais tempo fora do saco de pão, este fica um pouco duro. A minha mãe, quando assim acontecia, levava o pão duro para as minhas tias fazerem uma papa de pão e água para dar às galinhas.

Como ultimamente, não tenho ido com tanta frequência a casa das minhas tias, e o pão que sobra cá em casa não justifica a viagem, pesquisei e encontrei a solução para aproveitar o pão duro que algumas vezes sobra cá em casa!... Pão ralado!

Pois é, para quê comprar pão ralado, se podemos fazê-lo em casa (ver abaixo), com restos de pão que sobra?



Ainda por cima é tão rápido e fácil de fazer, e podemos fazer mais grosseiro ou mais moído, o tamanho que desejarmos.

O meu pequeno milagre:

- Cortar o pão em pedaços grosseiros e de diversos tamanhos;
- Espalhar os pedaços de pão num tabuleiro de ir ao forno, e deixar torrar o que desejar;
- Colocar os pedaços torrados numa trituradora;
- Triturar até ao tamanho que desejar, ou então deixar quase em farinha;
- Usar ou armazenar num frasco

Sem comentários:

Enviar um comentário