terça-feira, 18 de outubro de 2016

Primeiro objectivo

'Um dia por semana sem plásticos'
Inicio do objectivo: 18/Out/2016

Não sou vegetariana, ou vegan, apesar de gostar de algumas receitas e de visitar alguns restaurantes vegetarianos e experimentar novos sabores. Gosto de meditação e estou a começar a dedicar-me à pratica do Yoga. No entanto, reconheço que devemos parar, pensar, e saber o que queremos para o futuro deste planeta que está tão doente, já no presente.

Para que este primeiro objectivo seja alcançável, comecei por pesquisar, lojas a granel na minha cidade e arredores. Não é uma tarefa nada fácil, procurar diariamente, pela internet, mas também pelas ruas do Porto, o que sempre existiu, mas eu nunca reparei, ou que a mentalidade começou a mudar, que lojas, cafés, restaurantes novos abriram e em que o conceito Zero Desperdício possa ser aplicado. 

Parece fácil pelo menos um dia por semana não adquirir nada que contenha plástico, mas não é bem assim. É bem mais difícil do que parece, arrisco-me a dizer que é quase impossível nos dias de hoje, tornar que isso seja possível. No entanto, e porque não sou de desistir facilmente do que acredito, vou no caminho para que isso se concretize. Não sou apenas eu quem o diz, Bea Johnson (fundadora do movimento 'Zero Waste lifestyle' e autora do livro 'Zero Waste Home') que tantas pessoas inspira diariamente para uma mudança de mentalidades e que é mesmo possível viver actualmente sem plástico e reduzir ao máximo todo o tipo de desperdício.

Aproveitei e fui a casa da minha mãe e pedi-lhe que me desse os antigos sacos do pão que tinha guardados, e sorte a minha, que deu mais do que aqueles que estava à espera e parece que ainda mais há por lá guardados ;)

Aqui ficam os primeiros sacos de pano que trouxe e aos poucos partilharei convosco os restantes. No entanto, vou ter que fazer/costurar uns de tamanho mais reduzido para as minhas compras de ingredientes mais pequenos.





Sem comentários:

Enviar um comentário