terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Prendas de Natal amigas do ambiente

Antes de mais espero que todos tenham tido um excelente Natal.

Já vem sendo hábito desde 2011, oferecer lembranças feitas por mim. Penso que o mais importante nesta época é a presença e dedicação aos que nos são mais queridos, e portanto oferecer algo feito por nós tem muito mais valor do que algo comprado, às vezes sem grande utilidade, e que a maioria das vezes acaba guardado numa gaveta.

Nos anos anteriores, fiz como lembranças de Natal, azeites aromáticos, sal aromatizado (infelizmente na altura não arranjei frascos pequenos de vidro), marca livros e imãs, com fotografias tiradas por mim (ver abaixo alguns exemplos). 




Este ano, para a minha mãe, tias e cunhada, resolvi manter esta tradição e oferecer algo feito por mim e amigo do ambiente. Como tal, optei por fazer duas velas caseiras e uns cookies de aveia (uns com canela, outros com gengibre). Ambas as lembranças sem embrulho, mas guardadas e/ou colocadas em frascos de vidro (ver abaixo), para os membros da família do género masculino, ofereci chocolates. Apenas as crianças tiveram presentes comprados.

                                        


Tive conhecimento que uma marca de óleo alimentar oferece com a venda da garrafa (infelizmente ainda de plástico), um kit para fazer velas com o óleo alimentar usado da nossa cozinha. Este kit ecológico, permite reciclar 100 ml de óleo alimentar usado, criando uma vela dura até 30 horas e poupa, salvando 50 litros de água. Encontra-se à venda no hipermercado Continente.




Excelentes entradas no novo ano!!!

2 comentários:

  1. Podes partilhar as receitas?
    E as velas só dá para fazer com esse óleo? Ou dá para fazer com qualquer outro óleo?

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel, desculpa só agora vi o teu comentário. Queres a receita de alguma lembrança em especial, ou de todas? relativamente ao óleo, para adquirires este kit, és "obrigada" a comprar sempre a garrafa desta marca, no entanto, nas instruções que vem no kit, é para usares com o óleo usado que usas em casa, que pode ser de qualquer marca ou sabor, desde que seja filtrado. Só ainda experimentei este kit, com este tipo de óleo, mas tenho outras ideias em mente, para ver se funciona, já que fiquei com a ideia que o "pó mágico" a que o kit se refere e oferece é parafina, por isso, um destes dias irei comprar parafina e experimentar :)

    ResponderEliminar