terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ACABAR com as palhinhas descartáveis

Nunca fui muito obcecada por palhinhas, mas reconheço que com um refresco no verão, ou uma bebida quente para levar, uma palhinha calha sempre bem.
Em Portugal a política de reciclagem foi tão insistentemente introduzida na nossa população, que ninguém tem muita noção que nem todos os resíduos que são passíveis de serem reciclados, na verdade nem todos são. 
Todos somos capazes de passar na rua, de carro ou a pé vemos sempre alguma quantidade de lixo no chão, restos de plásticos, como as palhinhas, ou nos dias mais ventosos, sacos plásticos pelo ar. 
Eu mesma que sou formada na área, só com esta minha mudança de hábitos e estilo de vida para o zero desperdício, despertei para determinados pormenores que no nosso dia a dia e com outro tipo de preocupações não temos a mínima noção. Num destes dias, um pouco ventosos, um saco plástico voou por cima do meu carro, infelizmente estava num local que não podia parar e agarrar o saco plástico :( e só pensei, lá vai mais um saco plástico cair ao rio e na pior das hipóteses chegar ao oceano e matar mais um animal...

Com todas as noticias sobre a poluição dos oceanos e a preocupação com os seus efeitos nos animais marinhos que confundem os sacos plásticos, palhinhas e outros resíduos que boiam no mar, com alimentos habituais e acabam mortos com os nossos erros e os nossos maus hábitos. 

Resolvi então abolir dos meus hábitos definitivamente as palhinhas descartáveis, sejam elas plásticas, ou de cartão. É verdade, que o cartão se desfaz, e podem ser usadas mais do que uma vez, pois o cartão é mais duradoiro, no entanto, adquire os diferentes sabores. Procurei então uma alternativa, e descobri na internet as palhinhas reutilizáveis, feitas de inox (ver abaixo), e até trazem um escovilhão próprio para as lavar por dentro. Chegaram a semana passada, já experimentei, e estou muito contente com o resultado e com a minha opção :)

Assim que abri a encomenda, o que me espantou pela positiva e me fez ficar muito feliz, foi o facto de as palhinhas não virem embrulhadas em nenhum plástico :) apenas dentro da própria embalagem que as protege e transporta, amiga do ambiente.

Outra característica que me agradou, é o facto de diminuir a temperatura das bebidas quentes, por exemplo, quando bebemos um chá quente a temperatura é muito alta e por vezes temos alguma dificuldade em beber, tendo que esperar que arrefeça um pouco. Com estas palhinhas, não é preciso deixar arrefecer, porque como são de inox, e o inox é frio, a bebida mesmo estando quente, quando chega à nossa boca já vem na temperatura ideal evitando assim que nos queimemos.



ADEUS palhinhas indesejáveis!! Eu digo NÃO às palhinhas descartáveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário