terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NÃO aos guardanapos de papel

Desde a minha infância que em casa dos meus pais se usam guardanapos de pano. As minhas avós e tias avós como forma de aproveitar os tempos vazios, faziam sacas para guardar os guardanapos de pano em crochet, ou até pano, mas bordavam essas sacas, portanto, essa sempre foi a minha realidade. 

Quando começaram a aparecer com mais frequência os guardanapos de papel, de variadíssimos tamanho e cores, os mesmo eram utilizados para visitas ou para os lanchinhos feitos em casa.

É realmente bastante prático e nem nos apercebemos que os usamos para tudo, até mesmo para limpar alguma coisa que caia ao chão e temos preguiça de ir buscar a esfergona para limpar.

Com esta minha jornada para o zero desperdício, apesar de ainda existir cá em casa os guardanapos de papel (pois a embalagem já estava aberta), optei por pedir à minha mãe alguns que estavam guardados em casa e suas respectivas sacas (ver abaixo), e desde então, tenho notado uma grande diferença, o suporte onde os guardanapos de papel estão, não tem reduzido a sua quantidade, tem-se mantido, já há meses. Ainda uso o rolo de cozinha, mas já existe uma solução que anda a ser preparada para deixar de ser usado.

A cada dia que opto por soluções sustentáveis, tenho mais motivação para estudar novas soluções e tenho reparado que realmente nenhum de nós necessita daquilo que o marketing nos quer impingir, se dedicarmos algum do nosso tempo a arranjar soluções sustentáveis para substituir as soluções descartáveis.

Nos dias de hoje, já é possível lavar tudo na máquina e assim ter menos trabalho, só necessitamos de VONTADE, e essa é a mais difícil de alcançar. 



                           



A mesa cá em casa e na dos meus pais e tias costuma ser amiga do ambiente (como podem ver abaixo), mesmo em dias de festa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário