Desde que comecei a minha jornada para o zero desperdício, que o uso de vinagre de sidra é frequente cá em casa.
Então, já que este vinagre se tornou um dos produtos de limpeza caseira, resolvi pesquisar a venda de vinagre de sidra em embalagens de vidro ... não encontrei :( apenas encontrei à venda em embalagens de plástico!
Apesar de não me agradar lá muito, lá comprei algumas embalagens de vinagre de sidra de plástico para o uso de limpeza doméstica.
No outro dia, em conversa com conhecidos com o mesmo estilo de vida que o meu, me falaram de fazer vinagre de sidra em casa :)
Então resolvi, testar a receita que me foi dada, sem grandes medidas e experimentar para ver se resulta!
Pois é, estou a fazer a minha primeira experiência (ver abaixo) :)
Como não tenho tido muito tempo para me dedicar como devia, tem demorado um pouco mais do que devia, mas, todos os dias, é necessário mexer a preparação e coar a espuma que se vai formando, e ao fim de 5 dias o vinagre de sidra está pronto. O meu ainda não acho que estará, mas já começo a sentir o cheiro a vinagre de maçã.
O meu pequeno milagre:
1ª vez
- 1L de água filtrada sem cloro*
- Cascas e caroços de maçãs
- Duas colheres de sopa de açúcar
Coar diariamente a espuma e ao fim de 5 dias o vinagre está pronto.
2ª e sempre que desejar
Para fazer mais vinagre, juntar 2L de água, 2 garrafas de vinagre de sidra já feito anteriormente e as cascas e os caroços de maçã e proceder da mesma forma durante 5 dias até deixar de existir espuma na preparação e o vinagre estar pronto.
*para a maioria da população a forma de tirar o cloro da água, é deixar repousar a água de um dia para o outro para que o cloro seja libertado.
No meu caso, eu não o fiz pois a água que utilizei foi aquela que habitualmente costumo abastecer em casa dos meus pais, no filtro deles (como já vos tinha falado).
Sempre detestei lixivia!
Em adolescente as roupas ficavam estragadas, porque se usava com alguma regularidade em casa e como não se retirava bem das superfícies, acabava sempre por estragar alguma peça de roupa :(
Quando tirei o curso de técnica de higiene e segurança no trabalho e aprendi em detalhe, todos os símbolos de perigosidade e descobri o que a lixívia provoca nas vias respiratórias, bani o uso de lixívia pura ou misturada em produtos químicos.
Já algum tempo que precisava de limpar o mofo que estava a crescer no teto do meu wc e a começar a ser um problema.
Após algumas pesquisas e dicas de conhecidos, resolvi experimentar no meu teto e... milagre! com apenas dois ingredientes o meu teto ficou como novo! :)
Meu pequeno milagre:
(1) Duas colheres de chá, de óleo essencial de tea tree;
(2) Duas chávenas de chá de água;
(3) Juntar a mistura num vaporizador
(4) Com a ajuda de uma esponja, borrifar a mistura e passar a esponja.
Nota: Se fizermos uma observação mais detalhada, ainda encontramos algumas pintas do mofo, mas olhando para o aspecto antes desta mistura e depois da mistura ao longe ninguém repara que esteve mofo no teto.
Assim que tiver oportunidade, voltarei a experimentar esta mistura, para ver se conseguirei retirar por completo as bactérias :)
Continuo motivada em arranjar alternativas amigas do ambiente, sem embalagens, principalmente de plástico, e melhor ainda, que não nos fazem mal à saúde :)
Hoje a publicação é para partilhar convosco a minha última aquisição em sacos para as compras de legumes e fruta.
Já algum tempo que queria deixar os meus sacos de pano, só para pão e pastelaria (doce ou salgada), por uma questão de higiene, mas também porque na hora de comprar legumes e frutas é mais fácil para quem nos atende ver os produtos e as quantidades que levamos.
Os Panos da Vera (que já vos tinha falado anteriormente, quando partilhei convosco a mudança de comportamento sobre os pensos higiénicos descartáveis) vendem esses sacos de rede (ver abaixo), de vários tamanhos, por isso resolvi fazer a minha encomenda e já os tenho comigo e já os estreei :)
Agora já não há desculpas, da parte dos vendedores para não aceitar os sacos de rede, agora já se podem ver os legumes e as frutas que são comprados.
Estou ansiosa por ter que comprar legumes para os usar vezes sem conta :)
Hoje a publicação é para dar-vos conhecimento de três produtos essenciais que resultaram comigo, de forma a que o meu cabelo fique maravilhoso, desde que decidi usar sabão em barra para o lavar!
Já vos falei da opção que tomei, em experimentar o sabão em barra de tangerina e lima da Miristica.
Antes, quando usava champôs comerciais, o meu cabelo era normal, mas por vezes, principalmente no inverno, necessitava de um pouco de amaciador nas suas lavagens habituais, por isso, quando chegou a hora de decidir por que sabão em barra escolher, optei pelo de tangerina e lima, ideal para cabelos normais a secos.
Nas primeiras lavagens, o meu cabelo, ganhou um volume incrível, mas ficava sempre um pouco oleoso, que não me agrava tão pouco. Tinha consciência que o cabelo precisava de um "desmame" dos químicos, e que poderia demorar, mas é um pouco complicado no dia a dia, ter o cabelo oleoso. Entretanto, acabei por fazer uma paragem na utilização e voltei aos champôs e amaciadores comerciais, até que fiz várias pesquisas na internet sobre o uso do vinagre de sidra e entrei em contacto com a Miristica e expus a situação. Foi com prontidão que obtive resposta e uma agradável resposta. Foi-me confirmado que não precisava de muita espuma para lavar o meu cabelo (ao contrário dos champôs comerciais), e que no final deveria sempre juntar uma mistura de vinagre de sidra e água, para que o cabelo ficasse hidratado, belo e com o tempo brilhante :) e assim foi, voltei mais uma vez a ser cobaia de mim mesma e adorei o resultado, num entanto, com o tempo o couro cabeludo (lavagens de dois em dois dias) ficava bastante oleoso, coisa que nunca tinha tido com os produtos comerciais.
Voltei a fazer umas pesquisas na net e decidi arriscar e voltar a fazer de mim, uma vez mais de cobaia :)
Fiz uma mistura de bicarbonato de sódio com água (esta mistura abre os folículos capilares), e reforçar a minha lavagem do cabelo... e o resultado não podia ter sido melhor do que a encomenda! o meu cabelo voltou a ser o mesmo que já tinha sido quando ainda o lavava com os produtos comerciais!
Por ter resultado comigo, achei importante partilhar convosco e fazer-vos um testemunho em primeira mão!
Sem dúvida, um conjunto que resulta muito bem... no meu cabelo, claro :)
Meu pequeno milagre:
(1) Molhar o cabelo
(2) Lavar o cabelo com o sabão em barra
(3) Fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio (1 copo alto de água + 1 c. sopa de bicarbonato de sódio), com a ajuda de uma garrafa de ginásio (gota a gota), colocar propositadamente em cada zona do couro cabeludo que desejamos/ou achamos que está mais oleosa
(4) Verter a mistura de vinagre de sidra e água (1 medida de vinagre + 2 ou 3 de água), posicionando a cabeça para trás, de forma a que a mistura atinja desde a raiz até às pontas do cabelo.
Notas:
Das pesquisas que fiz, aconselham a que não se use bicarbonato de sódio mais de duas vezes por semana!
Como a mistura de água com bicarbonato de sódio abre os folículos capilares, quando a utilizarmos devemos SEMPRE usar a mistura de vinagre de sidra e água, pois esta última mistura fecha os folículos capilares, evitando assim que o cabelo espigue e fique estragado!
Cada tipo de cabelo pode responder de forma diferente ao uso destes produtos, por isso, testem as quantidades até que fiquem adequadas ao vosso tipo de cabelo.
- Caso o cabelo fique ressequido, reduzam um pouco a quantidade de bicarbonato de sódio à medida de água.
- Caso o cabelo fique oleoso, aumentem um pouco a quantidade.
A mistura de água com bicarbonato de sódio deve ser feita no imediato (quando se vai lavar o cabelo).
A mistura de vinagre de sidra e água pode ser preparado previamente.
Depois digam como resultou convosco! :)
Bolo de Beterraba
Ingredientes
1 Beterraba grande
3 ovos inteiros
1/2 caneca de óleo
1+1/2 canecas de açúcar
1 c. sobremesa fermento em pó
Para a cobertura
1 lata de leite condensado
barras de chocolate de culinária a gosto
Cortar a beterraba em pedaços tamanhos grosseiros, colocá-los numa panela com água a ferver. Cozer a beterraba. Depois de cozida e fria, picá-la numa trituradora juntamente com o óleo, até ficar com o aspecto de um puré. Acrescentar os ovos, e bata mais um pouco. Numa taça à parte misturar a farinha peneirada, o fermento e o açúcar. Juntar aos poucos os ingredientes secos aos líquidos, na trituradora. Depois de bem misturado, colocar numa forma untada com manteiga e farinha.
Levar ao forno (pré-aquecido a 200∘C por 40 a 50 minutos (dependendo de cada forno).
Verificar se o bolo está cozido espetando um palito de churrasco no bolo. Se sair limpo, é por que já está pronto, se sair com massa agarrada, deixar mais um pouco. Para a cobertura, derreter as barras de chocolate de culinária juntamente com a lata de leite condensado, até a mistura ser homogénea. Verter por cima do bolo já frio.