Hoje falo-vos da minha experiência com as sementes de saponária (ver abaixo).
Desde que comecei a minha jornada para o zero desperdício, que tenho mudado de atitudes. E a lavagem da minha roupa também faz parte dessa mudança.
Primeiro optei por comprar detergentes para a máquina da roupa, amigos do ambiente, e usar vinagre de maçã, como amaciador da roupa, que intensifica ainda mais o cheiro do detergente. E quando este acabou, tinha que tomar a decisão e resolvi experimentar as sementes de saponária.
Encontrei-as numa das lojas de produtos naturais que existem na minha cidade (ver abaixo), vem com um saquinho para as colocar na máquina juntamente no tambor da roupa. Continuo a usar o vinagre de maçã como amaciador, e como as sementes não têm cheiro, coloco umas gostas de óleo essencial, para que a roupa fique com um aroma agradável :) (a primeira vez optei por jasmim, agora estou a colocar óleo essencial de limão, e vou mudando até encontrar um aroma agradável para as minhas roupas).
No entanto, já encontrei uma loja a granel na minha cidade (Toca a Granel) onde vendem sementes de saponária a granel, quando começar a necessitar de me voltar a abastecer.
Quando as sementes saem da máquina ficam moles, para já guardo-as num frasco (ver abaixo). Quando estiver cheio, penso num destino para elas, mas o mais provável é que sirvam de adubo num jardim (terei que falar com as minhas tias, para saber se o delas se encontra disponível ;) ...)
Tenho reparado que as toalhas de banho ficam um pouco encardidas, alguém por aí sabe de um branqueador DYI ou de produtos naturais que eu posso utilizar para a lavagem de roupas brancas, de forma a que saiam brancas e menos encardidas?
Não queria deixar de usar as sementes de saponária!
Sem comentários:
Enviar um comentário