terça-feira, 21 de março de 2017

Testemunho em primeira mão #3

Já tinha partilhado convosco que deixei de usar desodorizantes/anti-transpirantes, mas quando o fiz, dei-vos conhecimento que tinha passado a usar o cristal como desodorizante.

Entretanto, vi um artigo que o potássio de alumínio de que o cristal é feito, faz mal à saúde :( 

Fiz uma procura exaustiva e não encontrei mais noticias que falassem das consequências na saúde do uso do cristal, mas fiquei sugestionada, por isso, resolvi fazer o meu próprio desodorizante (ver abaixo) e garanto-vos que funciona :) nas ultimas semanas, por cá tem estado calor, e no meu trabalho não tenho roupa de verão, por isso, mesmo com roupa mais quente, nos dias mais quentes resulta. Só terei mesmo que experimentar nas temperaturas altas do Verão, para ter a certeza que esta minha nova receita de desodorizante DYI é a opção mais correcta para a minha higiene pessoal :)



O meu pequeno milagre:
2 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio
- 2 colheres de sopa de Óleo de côco líquido
- 3 colheres de sopa de farinha de araruta, pode substituir-se por farinha de milho (mais conhecida por farinha maizena)*

Com a ajuda de uma colher, retirar uma pequena porção da mistura e com os dedos (indicador e polegar), espalhar a mistura e colocar nas axilas.

*eu não encontrei farinha de araruta, mas encontrei fécula de araruta e foi-me dito que a fécula de araruta na culinária serve para engrossar molhos, tal como a farinha de milho, por isso, é exactamente a mesma coisa.
A função deste ingrediente serve para dar consistência à mistura de óleo de côco e o bicarbonato de sódio.

Para a minha primeira experiência usei quantidades mais reduzidas, não fosse a experiência falhar e desperdiçar os materiais. Mas a próxima vez, vou usar as quantidades que menciono a cima.

Falem-me das vossas experiências, se usam o cristal, se fazem o vosso desodorizante, que ingredientes utilizam :)

5 comentários:

  1. Boa noite! Já uso uma receita com os mesmo ingredientes há cerca de 2 meses e o único inconveniente que encontro é por vezes a roupa ficar manchada na zona das axilas.
    Também notou isso? Se sim como corrigiu ou que produtos utiliza para retirar as manchas?
    Cumprimentos,
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, boa noite :)
      Antes de mais, obrigada por visitares o meu blog e pelo teu comentário :)
      Quanto à tua dúvida, de momento ainda não me aconteceu isso, mas terei que ficar atenta agora que o calor está para chegar.
      No entanto, tenho uma fórmula para tirar manchas de suor, que ainda não experimentei, mas que posso partilhar. Assim poderás experimentar a ver se resulta contigo.
      Colocas a roupa, ou a zona com as manchas, de molho em sumo de limão, durante 30 min, após este tempo lavas a roupa como habitualmente.
      Depois diz se resultou contigo!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica irei experimentar!
      Continuação de boa escrita.
      Beijos

      Eliminar
  2. Olá Lena!!
    Muito obrigada por esta dica! Queria apenas saber se serve apenas de desodorizante ou se também serve de anti-transpirante.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ms. Oak :)

      De nada estamos cá para partilhar :) apenas serve como desodorizante, transpirar vais sempre transpirar, mas não terás cheiro algum :)
      Beijinhos

      Eliminar