terça-feira, 1 de novembro de 2016

Produtos naturais (parte 1)

Com a preocupação de produzir menos lixo, e de usar cada vez menos plástico, também me surgiu a vontade de substituir os produtos utilizados em casa (lavandaria, limpeza, cosmética, entre outros), por produtos naturais produzidos por mim. 

É um processo lento, bastante lento, é necessário fazer um levantamento de cada área da casa, de cada hábito pessoal, e esse processo está a ser feito, passo a passo, mas como não gosto muito de fazer as coisas por regras, e só experimentar quando tudo está bem estudado, comecei já a fazer algumas experiências, para ter já os resultados desejados e para que o entusiasmo não me falte para continuar :) 
Umas resultam outras nem tanto, mas as que tem vindo a resultar, deixam-me bastante radiante e cheia de vontade para continuar a utilizá-las e a partilhar os resultados obtidos com os que me estão mais próximos.

Para a limpeza da casa, mais propriamente para a limpeza de calcário, dos vossos quartos de banho ou cozinhas recomendo o vinagre. Eu pessoalmente utilizo o vinagre de maçã, comprado, para já. 
Um dos objectivos do lento processo, é fazer o meu próprio vinagre de maçã. Sim é possível, fazê-lo em casa, eu mesma já pesquisei sobre o assunto, é demorado, porque o processo de produção de vinagre demora um pouco, a obter resultados, mas só de pensar que é possível aproveitar tudo aquilo que deitamos fora, para compostagem ou não, que resulta da maçã, que nós costumamos desperdiçar, e que podemos utilizar para fazer o nosso vinagre, deixa-me com borboletas na barriga :) 

É espantoso como sem esforço adicional se limpa o calcário.

Outro produto natural que eu gostaria de partilhar convosco, é usado para hidratar o nosso cabelo. Apenas um ingrediente de baixíssimo custo, 20 min e voilá, um resultado magnifico. E podemos utilizá-lo semanalmente que em poucas utilizações já obtemos os resultados esperados. No meu cabelo até noto que além de hidratado, até volume me proporciona. E esse ingrediente espantoso é o iogurte natural. 
O meu cabelo é de tamanho médio, e o iogurte que o preço nem chega a 0,20€, por vezes já nem sei onde colocar mais iogurte, por isso, é em quantidade suficiente para cobrir o nosso cabelo. Eu compro o meu no LIDL (fotografia abaixo), mas experimentem vocês com qualquer outro e depois partilhem os vossos resultados. 



Outro objectivo deste lento processo, é comprar a uma máquina de fazer iogurtes e eu mesma fazer os meus iogurtes naturais, poupando assim mais o ambiente com menos embalagens.




Fonte:
Esta dica e mais algumas de produtos naturais para ficarmos mais bonitas, que aos poucos vou experimentando e fazendo de mim mesma uma cobaia encontram-se no livro "Beleza natural, da autora Maria do Céu Painhas" 

Sem comentários:

Enviar um comentário