terça-feira, 29 de novembro de 2016

Produtos naturais (parte 2)

Nesta minha jornada para o zero desperdício, resolvi continuar com as minhas experiências domésticas, e enquanto o meu corpo se habitua às mesmas, vou partilhar convosco as que já começam a correr bem.

Conheci uma página de cosmética biológica (Miristica), não testados em animais, 100% naturais e portuguesa. Ao fim de algumas pesquisas resolvi adquirir um sabão artesanal, para o cabelo e para a pele, apesar de me ter apaixonado por vários produtos, que assim que necessitar de comprar, irá ser a versão ecológica e desta página que irei optar. O preço é bastante atrativo, ainda por cima se compararmos com os champôs que compramos nos super e hipermercados. E outra vantagem que para mim é muito importante, têm a opção de pagamento por transferência bancária, já que não uso cartão de crédito. Em 3 dias após recepção de pagamento, já estava a receber a minha encomenda em casa. 
Assim que experimentei, notei que é necessário uma adaptação do nosso cabelo a um sabão/champô sólido e 100% natural, mas ao fim da segunda utilização notei uma grande diferença, em beleza e volume. 
O que eu adquiri foi o sabão artesanal de tangerina e lima Vegan .

O segundo produto de que vos falo hoje é da experiência caseira de uma receita que encontrei na internet de sabão caseiro. Resolvi adaptar a receita e um dos ingredientes fiz com um que já tinha em casa, no entanto, assim que tiver oportunidade voltarei a repetí-la, mas com os ingredientes originais e de preferência 100% naturais. 
Não posso dizer que a minha experiência é 100% biológico/natural, porque utilizei um sabonete comprado de leite de burra, e não há a garantia que seja 100% natural (a receita original é com leite de cabra ou manteiga de karité). 
A receita que eu adaptei contém sabão de leite de burra, óleo essencial de limão e raspas de limão. Para saber se resultava, reduzi as quantidades, não fosse dar errado e ir tudo para o lixo. Derreti em banho maria o sabão aos cubos, com um pouco de água, e mexi até conseguir uma substância um pouco pastosa, depois de desligar o lume, juntei algumas gostas de óleo essencial de limão (a gosto, eu como gosto bastante do cheiro do limão coloquei mais ou menos 6 gostas, mas cada um(a) de nós coloca ao seu gosto). Coloquei a mistura numa forma para fazer "CupCakes", coloquei por cima as raspas de limão e deixei secar. Como o leite de burra faz bem à pele (seja da rosto ou do corpo) experimentei em ambos e acreditem ou não, resultou muito bem no rosto que nem sentiu a falta do creme hidratante, que durante o dia me dei conta que não o tinha colocado. O aspecto final é de uma pasta sólida branca com raspas de limão incorporadas, como podem ver abaixo.



O terceiro e último produto que vos vou falar hoje é de desodorizante. Ainda ando a pesquisar outras soluções, mas como ouvi falar do cristal, resolvi experimentar. Não tem perfume algum, nem álcool, não mancha a roupa e é composto por sais minerais naturais. Para já estou bastante satisfeita, e nas condições correctas de utilização dura 6 meses, o que é fantástico, não gastar em desodorizante durante 6 meses. O preço não difere muito dos desodorizantes comprados nos super e hipermercados. Pena ainda não ter conseguido arranjar um em embalagem de vidro, este que comprei vem numa embalagem de plástico e comprei numa ervanária (ver foto abaixo)



Sem comentários:

Enviar um comentário