terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Escova de dentes

Chegou a altura de mudar de escova de dentes. 
E a escolha não foi difícil, já tinha pesquisado por soluções sustentáveis e amigas do ambiente. Quando tive consciência da quantidade que apenas uma única pessoa, gasta por ano em escovas de dentes de plástico, fiquei bastante preocupada e tentei pesquisar sobre novas soluções, como o destino final das mesmas. Saber se existia algum posto de recolha para escovas de dentes, se as mesmas se podiam reciclar. 

Tomei conhecimento da existência de um projecto em Lisboa, Ecoescovinhas de recolha de escovas de dentes em escolas, para posterior reciclagem. No entanto, este projecto está bastante direcionado para as escolas e para as crianças e famílias que não têm crianças, esta opção não se aplica, já para não falar que não abrange todo o país. 

No entanto, já nos consciencializamos que reciclar não basta para salvar o planeta, que temos mesmo que reduzir plásticos, e produzir a menor quantidade de resíduos que for possível.
Se cumprirmos à risca os conselhos dos médicos dentistas e mudarmos de escovas de dentes de 3 em 3 meses, uma só pessoa gasta por ano 4 escovas de dentes, que no final da sua função, acabam no lixo normal, sem reciclagem (a maioria dessa percentagem), se um agregado familiar for composto por 4 pessoas, em média por ano, desperdiça-se 16 escovas de dentes de plástico, que mais cedo ou mais tarde acabarão num oceano conhecido.

Encontrei várias em lojas online, mas eu gostaria de encontrar uma loja física na minha cidade ou numa cidade próxima e fui informada que uma loja de produtos biológicos que eu já conhecia, vendia escovas de dentes em bamboo, a alternativa sustentável ambientalmente às tradicionais escovas de dentes em plástico.
Eu optei por estas (ver abaixo), e estou satisfeita com a minha escolha. As cerdas desta marca são em nylon.





Lojas onde comprar escovas de dentes em bamboo

Online
Sapato Verde
Miristica Biocosmética Vegana
Centro Vegetariano

Loja
Quintal Bioshop

Sem comentários:

Enviar um comentário