terça-feira, 15 de novembro de 2016

Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar ou Decompor (Parte 1)

Sempre me preocupei com o ambiente, desde pequena. No nosso país só se fazia a separação do vidro. Adorava levar o vidro ao vidrão, e ouvir o barulho do vidro a partir-se em bocadinhos mais pequenos. Quando chegava a hora de levar as garrafas que a minha mãe e as minhas tias não queriam reutilizar, e devolver, eu voluntariava-me para as levar com grande entusiasmo durante todo o percurso, para o seu destino final (achava eu na altura), para o vidrão. 

Na altura, também existia nos hipermercados a devolução das garrafas de cerveja, vinho e águas com gás. Porque é que isso acabou nos dias de hoje?

Eu sei que existem industrias de produção de vidro, em que as garrafas são importantes, sob a forma de casco (nome dados ao vidro triturado), muitas delas actualmente importam casco de outros países, já que o nosso país não tem em quantidades suficientes. A importância do uso de casco por estas industrias, é para não extrair matérias primas da natureza (pois a areia utilizada para o fabrico das garrafas era retirada dos nossos rios nacionais, prática bastante comum até ao final dos anos 90).
No entanto, se existe o hábito de o importar, porque é que nos dias de hoje, não se volta a incentivar a população a voltar a entregar as garrafas (chamada Tara) e fazer alguma coisa pelo ambiente e por todos nós?


Bea Johnson no seu livro descreve e incentiva à prática de 5 etapas principais que nos levarão ao zero desperdício e que devemos praticá-las por esta ordem.

A primeira etapa, aquela que devemos focar as nossas energias em primeiro lugar e para mim a mais difícil, é RECUSAR.
Nos dias de hoje, é muito difícil recusar o que não precisamos. A toda a hora oferecem-nos brindes, ofertas de descontos, e a tendência é trazer para casa, porque iremos necessitar e depois o preço é mais caro. É o que todos pensamos quando vamos às compras. Por isso, é que é tão importante antes de irmos às compras, fazer uma lista do que realmente é preciso em casa. Um dia destes vi uma ideia, tirar uma fotografia ao nosso frigorifico por dentro para nos lembrar do que realmente precisamos ou não precisamos na hora de comprar. E porque é que não tiramos uma foto ao armário onde guardamos as restantes coisas?
Não esquecer, estejamos a pé ou de carro, todos os nossos sacos de pano, garrafas de vidro ou frasco, tudo o que precisamos para quando chegarmos ao local onde vamos fazer as nossas compras nos depararmos que deixamos algo importante em casa e teremos e desrespeitar a primeira etapa de todas (RECUSAR).

Enquanto esta etapa não estiver bem definida, não adianta passar para as restantes etapas.

Sem comentários:

Enviar um comentário