terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Vinagre de Sidra

Desde que comecei a minha jornada para o zero desperdício, que o uso de vinagre de sidra é frequente cá em casa.

Então, já que este vinagre se tornou um dos produtos de limpeza caseira, resolvi pesquisar a venda de vinagre de sidra em embalagens de vidro ... não encontrei :( apenas encontrei à venda em embalagens de plástico!

Apesar de não me agradar lá muito, lá comprei algumas embalagens de vinagre de sidra de plástico para o uso de limpeza doméstica.

No outro dia, em conversa com conhecidos com o mesmo estilo de vida que o meu, me falaram de fazer vinagre de sidra em casa :) 

Então resolvi, testar a receita que me foi dada, sem grandes medidas e experimentar para ver se resulta!

Pois é, estou a fazer a minha primeira experiência (ver abaixo) :)

Como não tenho tido muito tempo para me dedicar como devia, tem demorado um pouco mais do que devia, mas, todos os dias, é necessário mexer a preparação e coar a espuma que se vai formando, e ao fim de 5 dias o vinagre de sidra está pronto. O meu ainda não acho que estará, mas já começo a sentir o cheiro a vinagre de maçã.


O meu pequeno milagre:
1ª vez
- 1L de água filtrada sem cloro*
- Cascas e caroços de maçãs
- Duas colheres de sopa de açúcar

Coar diariamente a espuma e ao fim de 5 dias o vinagre está pronto.
2ª e sempre que desejar
Para fazer mais vinagre, juntar 2L de água, 2 garrafas de vinagre de sidra já feito anteriormente e as cascas e os caroços de maçã e proceder da mesma forma durante 5 dias até deixar de existir espuma na preparação e o vinagre estar pronto.

*para a maioria da população a forma de tirar o cloro da água, é deixar repousar a água de um dia para o outro para que o cloro seja libertado.
No meu caso, eu não o fiz pois a água que utilizei foi aquela que habitualmente costumo abastecer em casa dos meus pais, no filtro deles (como já vos tinha falado).


2 comentários:

  1. Óptima ideia!
    Quando ficou pronto colocaste numa garrafa? e depois o que fizeste às cascas de maçã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, o que ficou pronto coloquei numa garrafa de vidro, que comprei no ikea parecida com as antigas http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30213552/. Confesso que deitei os restos de cascas e caroços no lixo normal :( mas a intenção futura é armazenar num recipiente (de preferência de vidro) para posteriormente servir de adubo.
      Já voltei a fazer vinagre de sidra caseiro, desta vez o cheiro está mais intenso e os restos de maçã serão armazenados, para levar para os terrenos das minhas tias :)

      Eliminar