terça-feira, 3 de outubro de 2017

Missão limpeza de praia

No dia 17 de Setembro participei numa limpeza de praia e fiquei chocada com a quantidade de plástico ... e saí de lá com o coração do tamanho de uma ervilha...

A praia escolhida foi a praia do Cabedelo em Vila Nova de Gaia, junto à foz do rio Douro, que pertence à Reserva Natural local do Estuário do Douro.

Mais uma vez foi a convite da Rosário do PlasticSundays, a que desde já agradeço mais uma vez e que desta forma também me faço transmitir, que sempre que haja nova limpeza que me convide.

A sensação que fica depois da limpeza de uma praia é algo complicado de se explicar, mas é muito de se SENTIR!... Sentir raiva, frustração, impotência, tristeza, mas também um sentimento de garra, de uma enorme vontade de arregaçar as mangas e de fazer mais, muito mais por este país, e por este planeta. Sim, porque podes fugir para muitos países, mas planetas, ainda é o único que temos e que MUITO POUCOS dão valor!

Só quando nos predispomos a nos associarmos a um grupo e juntos limparmos uma praia, num dia em que poderíamos estar noutro canto qualquer e a fazer algo bem mais agradável, é que nos damos conta, que NUNCA mais poderemos comprar uma garrafa de água de plástico, porque essa vontade desaparece por completo.

Só nessa altura é que nos questionamos, "para quê tanto toalhete de limpar seja o que for, que a grande maioria das mães e pais, de primeira, segunda, e por aí fora de viagens tanto adora". Minha gente, vai tudo ter ao mar... e parar, ou no estômago de um animal marinho, ou como eu vi, e tanta dificuldade tive para retirar, agarrado "com todas as suas forças" a galhos de árvores que se encontram nas dunas...

Sim, vê-se tudo e mais alguma coisa, restos de sapatos, tanto de adultos, como de criança, embalagens de plástico de amostras, e uma coisa que me surpreendeu bastante, pois a minha percepção era outra, é na diversidade da tipologia de resíduos. Estava à espera de ver muito mais lixo derivado das pescas do que o que na realidade vi...

Tenho muitas PERGUNTAS que espero na realidade venham a ter RESPOSTAS e me sejam respondidas!

Questiono-me desde então, será que são as pessoas que passeiam nas praias e que deixam o lixo por lá?

Será que há falta de contentores para que em vez de atirarmos para o chão, possamos colocar no devido lugar?

Será que há falta de sensibilização? e desculpem-me os defensores das gerações futuras, mas a sensibilização DEVE SER DADA AOS ADULTOS, pois são eles que têm o poder de DECISÃO!

Será que afinal a separação do lixo não resulta assim tão bem?

Será que existe falhas na própria recolha do lixo? seja ela diferenciada ou não!

Que somos uns porcos já eu sabia... é um problema cultural e educacional, mas mesmo assim algo aqui não está a resultar e é URGENTE encontrar a razão!!!








JUNTA-TE A ALGUMA ASSOCIAÇÃO, OU A UM GRUPO QUE LUTA, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS CHEGAR MAIS LONGE!


ESTA MISSÃO É DE TODOS E NÃO SÓ DE ALGUNS DE NÓS!

Sem comentários:

Enviar um comentário