terça-feira, 10 de outubro de 2017

Pastilha Elástica - 100% biodegradável

Hoje o tema pode ser considerado um pouco polémico, ou não!

Desde que percebi que uma simples pastilha elástica demora 5 anos a degradar-se e como as mesmas não se reciclam, que fui perdendo o hábito de as comprar. 

Desde 2012, quando coloquei aparelho nos dentes que esse hábito se perdeu. No entanto, há pouco tempo li uma partilha na comunidade do facebook Lixo Zero Portugal que já existem pastilhas elásticas biodegradáveis.

E questionei-me, será que vale mesmo a pena, em termos ambientais, uma empresa produzir pastilhas elásticas biodegradáveis? Não seria mais fácil acabar com a sua existência?

Bem, em termos de mercado tudo é marketing, tudo é vendável, por isso, tudo vale a pena.

No entanto, avaliando pela cabeça de alguém que luta contra o desperdício, algo que seja biodegradável, mas que cause desperdício e a pastilha elástica é um desperdício, para mim seria mais fácil acabar com a sua existência, pois a mesma irá criar um impacto na natureza, seja ela amiga do ambiente ou o seu pior inimigo.

No entanto, todos os temas são óptimos para falar aqui no blog e como tal, resolvi pesquisar, comprar e experimentar as tão famosas pastilhas elásticas biodegradáveis. Comprei na loja Celeiro e é da marca CHICZA é a pastilha elástica única no mundo 100% biodegradável, vegan, sem glúten, kosher, 100% natural certificada orgânica, de comércio equitativo, sem aspartame e cruelty-free (ver abaixo).


 






Relativamente ao seu rendimento como pastilha elástica, para quem não abdicar de as mastigar, não dura muito tempo o sabor, como as convencionais, nem tão pouco dá para fazer uma "bola para estalar". Este tipo de pastilhas elásticas serve apenas para aliviar um pouco o nervosismo de quando estamos num dia stressante de trabalho ou precisamos de estudar para um grande exame ou preparar-nos para uma importante reunião.

Aos olhos de uma Zero Waster, a pastilha elástica que é dividida em 8 pequenos quadrados e custa 2,59€, apesar da embalagem principal ser em cartão, por dentro os 8 pedacinhos vêm embalados numa película plástica e de alumínio, o que para mim é um desagrado. 

Quando questionado pelo Daybydayforzerowaste, o distribuidor da marca em Portugal, Itália e em Malta, respondeu que é "um mau menor" porque sem ela o produto poderia estar comprometido na sua consistência e qualidade, sendo esse o preço a pagar pela proteção da segunda maior floresta do mundo, o Gran Peten, considerado o maior "pulmão verde" após a Amazónia, os distribuidores acreditam que vale a pena. 

No entanto, o email do Daybydayforzerowaste será enviado para os produtores do Consorzio Chiclero para análise (segundo relatado pelos distribuidores).

A minha pergunta é ... será que vale mesmo a pena?

No entanto, deixo-vos um vídeo de estudo realizado na Itália, em que destacam as virtudes da CHICZA relativamente ao ambiente, e também à sua embalagem (o vídeo está em italiano) para que tirem as vossas próprias conclusões.



Ah o Daybydayforzerowaste vai fazer uma experiência com os seus desperdícios CHICZA, actualmente está a armazenar num recipiente de vidro os pedacinhos (ver abaixo)




Sem comentários:

Enviar um comentário